Educação Ambiental

Educação ambiental é um processo contínuo e tem como princípio não só a conscientização sobre preservação do meio ambiente, mas também evolução social. As raízes dos problemas ambientais estão diretamente ligadas à condição social, por outro lado, ao desenvolver o conhecimento sobre boas práticas ambientais, o desenvolvimento social será consequência.
Portanto, tratar do assunto é um desafio tanto do poder público, como de empresas, entidades e comunidade. Todos poderão ser impactados positivamente se operarem em parceria promovendo a educação ambiental.
Uma das áreas de atuação da Dimensão A é a educação ambiental, seja através da andragogia (adultos), ou pedagogia (infantil).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS
As palestras para o público infantil são apresentadas em escolas e seguem estruturas de linguagem apropriada para as crianças, levando informações de forma lúdica e divertida, que despertam a curiosidade e levam o conhecimento abrangente sobre boas práticas para preservação do ambiente, apresentando noções básicas em relação ao consumo de produtos, o descarte de embalagens, as consequências do lixo mal descartado e a relação entre o meio ambiente e a saúde.

Educação não formal

Educação formal

Educação informal

Educação especial

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ADULTOS
A educação ambiental para o público adulto é realizada em empresas para grupos específicos de colaboradores. É um processo focado onde nas boas práticas ambientais inseridas no contexto operacional que aquele grupo de colaboradores atua. 
Em linhas gerais podemos atuar em três segmentos distintos, mas vale salientar que outros segmentos podem ser atendidos (consulte-nos). São eles:

GESTÃO DE RESÍDUOS: O gerenciamento de resíduos na construção civil, por exemplo, requer uma grande atenção e, portanto, treinamento juntos aos colaboradores. O descarte de certos materiais podem contaminar o solo e os mananciais de forma agressiva, trazendo inúmeros problemas para a região, como a perda da mata, o assoreamento de córregos, o impacto sobre a fauna e flora da região, chegando até ao desenvolvimento de doenças para os humanos.

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS RURAIS: A correta manutenção de estradas rurais traz não só economia, mas contribui para a preservação do meio ambiente em seu entrono. Comumente a manutenção não é feita da forma adequada, exigindo que cada vez mais se aplique o uso de máquinas para tornar a estrada transitável. Esta prática contribui para o assoreamento de mananciais, ressecamento do solo, comprometimento da mata do entrono, e consequente prejuízo, seja pelo investimento recorrente na manutenção, seja pela perda de produtividade do solo na região.

RECUPERAÇÃO DE NASCENTES: A recuperação de nascentes é possível quando se aplica as técnicas corretas. São técnicas que abrangem a proteção da superfície do solo, criando condições para à infiltração da água no mesmo e, consequentemente, a redução da evapotranspiração. Ensinar as técnicas corretas é o primeiro passo para proteção e/ou recuperação de nascentes, contribuindo significativamente para a o meio ambiente saudável.

 

Todos os direitos reservados à Dimensão A – © 2023