Serviços Ambientais

O desenvolvimento populacional e as atividades humanas, em alguns casos, causam danos ao meio ambiente. Buscar soluções para reduzir tais impactos é fundamental para a conservação dos ecossistemas. Mantendo o equilíbrio ambiental, mantêm-se a produção de alimentos, disponibilidade de água, absorção de CO², controle do clima, formação do solo, entre outros. Os órgãos competentes fiscalizam empresas e empreendimentos que por ventura tragam algum risco ao meio ambiente. Obter laudos, autorizações, bem como seguir as determinações de maneira correta, traz benefícios econômicos e ambientais à empresa, empreendimento e sociedade.

A Dimensão A tem a expertise necessária para analisar, propor soluções e assessorar empresas e empreendimentos na obtenção de laudos e licenciamentos ambientais junto aos órgãos competentes, bem como na aplicação de boa práticas ambientais.

Recuperação de áreas degradadas

Manutenção
ambiental

Recomposição

Licenciamento
ambiental

Gerenciamento de resíduos sólidos

Arborização urbana

LICENCIAMENTO AMBIENTAL – Todo empreendimento ou atividade que por ventura impactar o meio ambiente, estará sujeita ao licenciamento ambiental. O enquadramento de cada caso depende da regulamentação específica do órgão ambiental competente. Operar sem o devido licenciamento, constitui crime ambiental, sujeito a multa e detenção.

PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS) – O descarte de resíduos é um desafio constante para empresas de diversos setores, em especial a construção civil, setor de saúde e de geração de resíduos sólidos especiais. O PGRS tem como objetivo a otimização do processo, definindo etapas a serem seguidas que vão desde o descritivo de volume e tipo dos resíduos gerados, o manejo correto passo a passo, e o correto descarte final.

IMPLANTAÇÃO DE RESERVA LEGAL – Reserva Legal é um parte da área coberta de vegetação nativa, localizada dentro de um imóvel rural. O objetivo da implantação (se aumente ou degradada) ou conservação desta vegetação é resguardar a fertilidade do solo, o regime de chuvas e a biodiversidade, mantendo o meio ambiente equilibrado, a segurança hídrica e a produção de longo prazo. 

OBTENÇÃO DE AUTORIZAÇÃO PARA A SUPRESSÃO VEGETAL – Trata-se do processo de autorização para supressão de vegetação, ou seja, o corte das árvores necessária à ocupação do terreno, compreendendo as compensações ambientais através do plantio de árvores ou medidas equivalentes.

PLANTIO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS – A escolha da técnica de recuperação implica na seleção de espécies que devem pertencer ao bioma da área a ser recuperada. Nossa equipe é apta para indicar qual técnica de recuperação de áreas degradadas é indicada para atender sua necessidade.

MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES – A manutenção de áreas verdes urbanas, ou mesmo compondo algum fragmento de mata em desenvolvimento, é importante para o bom desenvolvimento vegetativo, além de todos os benefícios que podem trazer, seja no ponto de vista ecológico e paisagístico, ou até no desenvolvimento econômico e social.

LAUDO DE CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL – É um relatório de diagnóstico ambiental, ou seja, ele descreve a situação ambiental local. É necessário nos casos de solicitação de supressão da mata, corte de árvores isoladas, intervenção em área de preservação permanente ou compensação ambiental. A Dimensão A é habilitada para emiti-lo.

PROJETO DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL – A compensação ambiental é um instrumento que vincula custos referentes a danos ambientais e sociais aos custos globais de uma empresa ou empreendimento. Ao ser identificado que as atividades realizadas impactam de maneira significativa o meio ambiente, os responsáveis devem aplicar medidas ecologicamente positivas, como a implantação e manutenção de unidades de conservação ou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Todos os direitos reservados à Dimensão A – © 2023